O porto de Leixões é por estes dias palco de mais uma operação de embarque de mais cerca de duas mil viaturas da Autoeuropa, com destino a Emden.
A operação dá nas vistas por ser pouco frequente no porto de Leixões (ainda que este seja já o terceiro embarque desde o início do ano), pelo volume de viaturas movimentadas e, no caso presente, por envolver um dos maiores ro-ro do mundo movido a GNL, como sublinha a APDL em comunicado.
O Siem Aristotle tem 200 metros de comprimento, 38 metros de largura e um calado máximo de 10 metros. E é movido a gás natural liquefeito, com a reduçao das emissões poluentes daí decorrentes.
Desde Dezembro do ano passado que milhares de viaturas produzidas na Autoeuropa, em Palmela, estão a ser encaminhadas para o porto de Leixões por comboio, numa operação que envolve a Rodocargo, responsável pela montagem da operação logística, a Pecovasa (que detém os vagões) e a Medway (que assegura a tracção).
Na altura., previa-se a realização de 50 comboios, à razão de cinco comboios por semana, transportando cada um 115 viaturas. A partir de Leixões, os automóveis seguem para o porto de Emden, na Alemanha, hub da Volkswagen.
A manutenção da cadência das ligações ferroviárias foi, porém, dificultada pela falta de espaço no porto nortenho para concentrar os veículos necessários à vinda de um PCTC para realizar o embarque. Ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS, Manuel Novais, administrador da Rodocargo, referiu que “os comboios continuam a realizar-se, mas a espaços, dependendo da capacidade para receber as viaturas no porto”.
Esta operação de embarque está a cargo da TCGL, concessionária do terminal de carga geral de Leixões, e da Navex, que agencia o navio. A partida do Siem Aristotle está prevista para o próximo sábado.