Quinta-feira, Junho 12, 2025
  • Login
Transportes & Negócios
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Blockchain na otimização do setor portuário

    Por que é que a maioria das transformações logísticas falha?

    Há Mar e Mar

    Há Mar e Mar

    Lisnave com menos vendas e lucros em 2024

    Desenvolvimento futuro do estaleiro da Lisnave

    A nova corrida ao Ártico: o tabuleiro global das ambições climáticas e geopolíticas

    Brasil discute nova Lei dos Portos

    Neutralidade carbónica e emissões âmbito 3

    IA na Supply Chain

    Vítor Caldeirinha assume Intermodal Portugal

    Terminal XXI de Sines: caso exemplar ameaçado pela instabilidade

  • ENTREVISTAS
    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Devlop prestes a fechar mais uma compra

    Experiência do NEXUS deve ter continuidade

  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Blockchain na otimização do setor portuário

    Por que é que a maioria das transformações logísticas falha?

    Há Mar e Mar

    Há Mar e Mar

    Lisnave com menos vendas e lucros em 2024

    Desenvolvimento futuro do estaleiro da Lisnave

    A nova corrida ao Ártico: o tabuleiro global das ambições climáticas e geopolíticas

    Brasil discute nova Lei dos Portos

    Neutralidade carbónica e emissões âmbito 3

    IA na Supply Chain

    Vítor Caldeirinha assume Intermodal Portugal

    Terminal XXI de Sines: caso exemplar ameaçado pela instabilidade

  • ENTREVISTAS
    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Devlop prestes a fechar mais uma compra

    Experiência do NEXUS deve ter continuidade

  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Leixões exporta mais 2000 viaturas da Autoeuropa

por T&N
17/05/2023
em Marítimo
0
Leixões exporta mais 2000 viaturas da Autoeuropa
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp

O porto de Leixões é por estes dias palco de mais uma operação de embarque de mais cerca de duas mil viaturas da Autoeuropa, com destino a Emden.

A operação dá nas vistas por ser pouco frequente no porto de Leixões (ainda que este seja já o terceiro embarque desde o início do ano), pelo volume de viaturas movimentadas e, no caso presente, por envolver um dos maiores ro-ro do mundo movido a GNL, como sublinha a APDL em comunicado.

O Siem Aristotle tem 200 metros de comprimento, 38 metros de largura e um calado máximo de 10 metros. E é movido a gás natural liquefeito, com a reduçao das emissões poluentes daí decorrentes.

Desde Dezembro do ano passado que milhares de viaturas produzidas na Autoeuropa, em Palmela, estão a ser encaminhadas para o porto de Leixões por comboio, numa operação que  envolve a Rodocargo, responsável pela montagem da operação logística, a Pecovasa (que detém os vagões) e a Medway (que assegura a tracção).

Na altura., previa-se a realização de 50 comboios, à razão de cinco comboios por semana, transportando cada um 115 viaturas. A partir de Leixões, os automóveis seguem para o porto de Emden, na Alemanha, hub da Volkswagen.

A manutenção da cadência das ligações ferroviárias foi, porém, dificultada pela falta de espaço no porto nortenho para concentrar os veículos necessários à vinda de um PCTC para realizar o embarque. Ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS, Manuel Novais, administrador da Rodocargo, referiu que “os comboios continuam a realizar-se, mas a espaços, dependendo da capacidade para receber as viaturas no porto”.

Esta operação de embarque está a cargo da TCGL, concessionária do terminal de carga geral de Leixões, e da Navex, que agencia o navio. A partida do Siem Aristotle está prevista para o próximo sábado.

Notícias Relacionadas

Concessões portuárias renderam 34 milhões
Marítimo

Concessões portuárias renderam 34 milhões

13/05/2025
Portos tiveram o pior arranque da década
Marítimo

Portos tiveram o pior arranque da década

05/05/2025
PORTO DE LEIXÕES
Intermodal 2025

PORTO DE LEIXÕES

24/04/2025
A seguir
MSC traz a Sines o maior porta-contentores do mundo

MSC à beira dos 5 milhões de TEU

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Cinco dos seis ferries eléctricos da Transtejo têm avarias

Cinco dos seis ferries eléctricos da Transtejo têm avarias

12/06/2025
STCP renova críticas à operação do Metrobus

STCP renova críticas à operação do Metrobus

12/06/2025
Boluda e MSC juntas nos rebocadores

Boluda e MSC juntas nos rebocadores

12/06/2025
Luís Simões abrirá nove plataformas em quatro anos

Luís Simões abrirá nove plataformas em quatro anos

12/06/2025
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados