O novo terminal de cruzeiros de Leixões, em Matosinhos, será inaugurado a 20 de Maio, anunciou a APDL.

Leixões - Terminal de cruzeiros

O novo terminal – um investimento de mais de 50 milhões de euros – compreende o cais inaugurado em Abril de 2011, e que permite a atracação de navios de cruzeiros de até 300 metros de comprimento, e a nova gare de passageiros, num edifício que será partilhado com a Universidade do Porto, que ali terá em permanência cerca de 300 pessoas ligadas ao Parque de Ciência e Tecnologia do Mar.

Com a nova gare de passageiros, que estará ligada aos navios por uma manga móvel de última geração, o porto de Leixões poderá realizar operações de “turnaround” (início e fim de cruzeiros), o que potenciará o número de escalas e de passageiros.

Para o ano corrente o porto nortenho tem confirmadas mais de 90 escalas e 125 mil passageiros.

“Localizado na Fachada Atlântica, o novo Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões é perfeito para fazer a ligação com os circuitos do Mediterrâneo e Norte da Europa e, com a crescente tendência para circuitos de curta duração (4 e 5 dias), tornando-se um destino ideal quando interligado a outros portos portugueses, portos da Península Ibérica, ou outros portos no Espaço Atlântico”, considera a APDL.

Por causa do movimento de turistas, mas mais ainda por força da permanência no local de universitários, o novo terminal terá uma ligação directa ao casco urbano de Matosinhos. Essas obras só deverão estar concluídas no próximo ano, apesar de a APDL ter já consolidado o projecto de arranjo urbanístico e de acessibilidades.

O terminal de cruzeiros de Leixões é um dos projectos prioritários inscritos no PETI elaborado pelo actual Governo. E será um dos primeiros, se não mesmo o primeiro, a ficar concluído nos portos. Falta saber quem do Executivo estará presente na cerimónia oficial de inauguração.

 

 

This article has 6 comments

  1. Fátima Alves

    Obra Fantástica. Viva Matosinhos.
    Agradeço que me informem p.f. se dentro do novo cais vai ter lojas?
    Muito obrigada e muito sucesso.

  2. joaquim galego

    Este edificio assenta no local onde nos anos 60 se iniciou a construção de um pretenso cais de acostagen para as traineiras mas que nunca avançou. Fica este bonito edificio localizado a este do antigo cais de petroleiros e deposito de descarga de sucata, isto para quem como eu fazia deste local um dos pontos de passagem e brincadeira nos anos 50 quando nos dirigia para a entrada do molhe sul para asaistir á entrada das traineiras .

  3. José Luís Silva

    Não restam dúvidas de que a nova geração de arquitectos dará a Portugal a continuidade de projectos únicos, mantendo esta disciplina à altura, que os já consagrados, elevaram no mundo.
    És o nosso orgulho!Arq.Luis Pedro!
    J.L.Silva

  4. Ainda bem. Agora so falta a outra metade da obra…rentibiliza-lo.
    Parabens a quem de direito

  5. Lamentável que em todo o artigo nem por uma única vez seja referido o nome do autor do projecto.
    O projecto é do Arqº Luis Pedro Silva e é merecedor do maior destaque.

  6. A obra de estruturas sofisticação foi executada com projecto do gabinete Newton do Eng. José Carlos Lino. Se alguém pensa que aquelas superfícies curvas foram fáceis de projectar e de garnatir a estabildiade tente encontrar algo semelhante!