No âmbito da sua estratégia de promoção do transporte ferroviário, a APDL investiu cerca de 250 mil euros numa báscula ferroviária, para pesagem dos vagões que entram e saem do porto de Leixões.
O novo equipamento localiza-se à entrada do porto de Leixões, na linha de triagem, nas proximidades da Portaria Única para os camiões. Em menos de um minuto, permite a pesagem de um vagão, até ao limite de 60 toneladas por boggie, de acordo com a APDL. A báscula detecta automaticamente a posição do vagão a ser pesado, recolhe os dados e integra-os no sistema de informação da administração portuária, “o 3PL WIS, permitindo assim uma agilidade e fluidez da operação sem atrasos significativos no respectivo transporte”, refere o comunicado.
A instalação da primeira báscula para a pesagem de vagões é importante para a promoção da transferência modal das cargas, da rodovia para a ferrovia, nos acessos ao porto de Leixões. Um exemplo: a inexistência de um tal equipamento impossibilitava o transporte em comboio do ferro e sucata destinado à Siderurgia Nacional, referiu ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS uma fonte da APDL.
O novo serviço abrange as necessidades dos clientes do porto e do Terminal Ferroviário de Mercadorias de Leixões (TFML), promovendo a eficiência e a optimização logística. Na prática, o porto nortenho está agora mais preparado para disponibilizar à ferrovia o mesmo tipo de serviços que tradicionalmente oferecia ao transporte rodoviário, reforçou a mesma fonte.