O porto de Leixões pode, doravante, receber navios de maiores dimensões nas docas situadas a nascente da ponte móvel e operar durante mais horas, anuncia a APDL.
No que toca à dimensão dos navios, a partir de agora a zona mais interior do porto nortenho pode se demandada, sem restrições, por navios com um comprimento máximo de 215 metros e uma boca máxima de 32,3 metros.
Na prática, poderão mesmo ser admitidos navios mais compridos (mas não mais largos), até cerca dos 223 metros, dependendo da avaliação casuística pelos serviços competentes, refere a APDL.
Também a partir de agora, todos os navios atracados nas Docas 2 e 4 Norte e no Terminal de Contentores Sul podem sair de Leixões a qualquer hora do dia ou da noite. Nos casos dos navios atracados na Doca 2 Sul as restrições de luz do dia aplicam-se apenas às embarcações com mais de 200 metros de comprimento.
À entrada, as restrições de luz do dia aplicam-se apenas a navios de mais de 190 metros de comprimento.
A APDL justifica as mudanças com a reavaliação de risco e com as melhorias no sistema de ajudas à navegação, quer nas aproximações ao porto, quer às docas interiores.
A crescente dimensão dos navios alinhados nos tráfegos tradicionais de Leixões têm criado algumas dificuldades ao porto nortenho. Resta saber se as melhorias agora anunciadas serão suficientes para ultrapassar tais constrangimentos.