Por apenas 91 mil toneladas, o porto de Leixões manteve estatuto de maior porto do Noroeste Peninsular, que ostenta desde 2006, à frente do porto da Corunha, na Galiza.
Em 2022, Leixões movimentou 14,891 milhões de toneladas de carga, de acordo com os dados oficiais da APDL, um resultado que ainda ficou acima dos 14,799 milhões de toneladas processadas no porto da Corunha.
No ano passado, Leixões registou uma quebra de 2% face aos 15,1 milhões de toneladas movimentadas de 2021, ao passo que o porto da Corunha registou um aumento de 25,6%, passando de 11,8 milhões de toneladas, em 2021, para 14,8 milhões no ano passado.
A meio do ano, de acordo com os dados do primeiro semestre, Leixões ainda liderava com folga sobre o rival da Corunha, mas à medida que se avançou no segundo semestre a diferença foi estreitando, quase desaparecendo.
Leixões ultrapassou o porto da Corunha em 2005. Nos agora 17 anos de liderança, o porto nortenho atingiu o recorde de toneladas de carga movimentada em 2019, com 19,5 milhões de toneladas, o que à altura lhe deu uma vantagem de quase seis milhões de toneladas.
Note da Redacção: Notícia corrigida. A versão inicial considerava dados para o porto da Corunha que não são directamente comparáveis com os de Leixões, por incluirem, nomeadamente, o pescado movimentado.
A continuar assim em 2023 vai ser ulrapassado pela Corunha porque se atrasou no minimo 10 anos nas obras de ampliacao dos seus terminais quer o de contentores quer de carga geral e ro-ro. Falta de planeamento e sucessivos péssimos ministros dos transportes, ana paula vitorino e os 2 pedro,s o marques e o santos, que juntos não fizeram um !