Leonel Cação é o novo CEO da Jomatir Logistics. Sucede a Daniel Pereira, que assumiu a função da presidente da empresa transitária.
A passagem de testemunho já tinha sido anunciada no ano passado, em Maio, aquando da comemoração do 30.º aniversário da Jomatir, e agora consumou-se como previsto, concretizando mais um passo na profissionalização da gestão da empresa que mantém, todavia, a sua matriz familiar.
Daniel Pereira, fundador da Jomatir, afasta-se, aos 60 anos, da gestão diária da empresa, tarefa que passa a ser desempenhada por Leonal Cação, acabado de completar 50 anos.
O novo CEO está na Jomatir desde Novembro de 2019, quando passou a integrar também a sua estrutura accionista. Curiosamente, assume a liderança executiva da empresa num momento em que se aproxima o arranque de um novo projecto, o terminal rodo-ferroviário da OJE (uma parceria com a Operfoz) no Entroncamento, negócio em que Leonel Cação tem uma década de experiência (no então TVT).
No ano passado, quando apresentou o seu sucessor, Daniel Pereira disse que ele teria um mandato de dez anos (até completar 60 anos), deixando no ar a ideia de que então será, talvez, tempo de a liderança da empresa regressar à família original, na pessoa de uma das duas filhas, que no entretanto continuam o seu tirocínio profissional noutras empresas fora do sector.
Nascida no Porto, a Jomatir tem hoje a sua sede em Leça da Palmeira, paredes meias com o porto de Leixões, por onde passa boa parte da sua actividade. Possiui delegações em Riachos e em Viana do Castelo. Empresa transitária, foi das primeiras e é ainda das que mais aposta em soluções intermodais de base ferroviária. Actualmente está também licenciada como agente de navegação.