A partir de Setembro, e durante três meses, a Leroy Merlin Portugal vai testar o biometano da Dourogás nos seus pesados de mercadorias.
A utilização do biometano como combustível deverá permitir evitar a emissão de mais de dez toneladas de CO2, por comparação com os combustíveis de origem fóssil, assumindo que cada viatura percorrerá uma média mensal de cinco mil quilómetros, avançou a Dourogás, em comunicado.
O biometano é uma energia de origem renovável e de gradual substituição do Gás Natural Veicular (GNV), apresentando-se como uma alternativa com elevada performance ambiental, armazenável, eco-sustentável e economicamente rentável, sustenta a energética.
“O biometano representa uma inquestionável oportunidade para descarbonizar a economia, a indústria e o sector da mobilidade em particular. Por acreditarmos que o biometano é a energia do futuro, reiteramos o compromisso e ambição que a Dourogás coloca nesta solução, estabelecendo parcerias
com mais empresas e ampliando o leque de soluções para uma mobilidade profissional tendencialmente mais limpa e mais responsável”, refere João Filipe Jesus, Director Executivo da empresa, citado no comunicado.
Esta parceria surge com o propósito de sermos também um acelerador da transição para as cidades mais sustentáveis e contribuirmos activamente para essa causa. Através da parceria com a Dourogás conseguimos ser mais eficazes na implementação e concretização dos nossos Compromissos de Impacto Positivo”, sublinha, por seu turno, Dalila Tavares, Directora de Transportes na Leroy Merlin Portugal.
Actualmente, existem mais de 4 000 pontos de enchimento de GNV na Europa. Em Portugal contam-se dezena e meia, de Norte a Sul do país, sendo que qualquer ponto de abastecimento da rede Dourogás permite o abastecimento de biometano.