Os proprietários do Ever Given e a Autoridade do Canal do Suez chegaram a um princípio de acordo, pelo que a libertação do navio da Evergreen poderá estar iminente.
Em comunicado, o UK P&I Club, a principal seguradora do navio, propriedade da Shoei Kisen Kaisha, anunciou que, “após prolongadas negociações com o comité de negociação da Autoridade do Canal do Suez, durante as últimas semanas, foi alcançado um acordo de princípio entre as partes”.
“Juntamente com o proprietário e as restantes seguradoras do navio, estamos agora a trabalhar com a SCA para finalizar a assinatura de um acordo de liquidação o mais rapidamente possível. Após estes trâmites, serão efectuadas as medidas necessárias para a libertação da embarcação”, acrescenta o comunicado.
O texto é omisso quanto ao valor da indemnização a pagar às autoridades egípcias pelo encalhe do Ever Given no canal do Suez, no passado 23 de Março, impedindo a navegação durante uma semana. Mas é crível assumir que se situará algures entre os 150 milhões de dólares inicialmente propostos pelos donos do navio e seguradoras e os 500 milhões de dólares da segunda proposta da Autoridade do Canal do Suez (com 200 milhões a serem pagos a pronto).
A confirmar-se o acordo, o Ever Given, retido desde 29 de Março à ordem da Justiça egípcia, poderá em breve retomar a marcha, com destino à Europa, certamente para alívio dos donos das cargas a bordo. O navio transporta mais de 18 mil contentores.