Lídia Sequeira foi a eleita como “Líder na Gestão da Empresa Pública”, no âmbito dos Best Leader Awards 2012.
A presidente do Porto de Sines (cargo que ocupa desde 2005) sucede a Basílio Horta, vencedor em 2010 enquanto presidente da AICEP, e a José da Silva Rodrigues, presidente da Carris, escolhido no ano passado.
Os Best Leader Awards são uma iniciativa da Leadership Business Consulting, com o objectivo de distinguir anualmente as personalidades que se destacam como líderes na “gestão de empresa privada”, na “gestão de empresa pública”, na “Administração Públlica”, nas “novas tecnologias”, na “internacionalização” e o “líder internacional”.
Os mais de 100 candidatos são nomeados pela Leadership Bussiness Consulting, pelos membros da Comissão de Nomeação e pelos anteriores premiados nas diferentes categorias. A Comissão de Nomeação, presidida por José Lamego, escolhe três candidatos por categoria. A Comissão de Avaliação, presidida por Eduardo Catroga, escolhe os vencedores.
No caso de Lídia Sequeira, a Comissão de Avaliação considerou que a presidente do Porto de Sines “demonstrou enormes qualidades de liderança nos termos dos critérios definidos para este galardão”. E os critérios são cinco: carácter e demonstração de fortes princípios éticos, identificação de um rumo inovador para a organização, obtenção de resultados organizacionais sustentáveis e socialmente aceites, transformação e aumento da capacidade da organização para o futuro e capacidade para atrair, reter e desenvolver talentos e líderes futuros.