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Lídia Sequeira já é presidente de Lisboa e Setúbal

por T&N
24/05/2016
em Marítimo, Notícias
2
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 Os portos de Lisboa e Setúbal têm a partir de hoje uma administração comum. Lídia Sequeira, que já liderou o porto de Sines, é a nova presidente, sucedendo a Marina Ferreira e a Vítor Caldeirinha, respectivamente.

Porto de Setúbal

A nova administração conjunta é composta por cinco elementos (curiosamente, um número igual ao da soma dos dois elencos anteriores). Além de Lídia Sequeira, contam-se Ricardo Roque (que integrou o CA de Setúbal sob a liderança de Carlos Gouveia Lopes), Carlos Correia (que já foi presidente do Instituto da Mobilidade e Transportes) e José Castelo Branco (quadro da Direcção-Geral de Tesouro).

Conhecidos que já eram estes nomes, a novidade é mesmo José Neves, jurista, indicado pela Área Metropolitana de Lisboa. Curiosamente, ou talvez não, o novo administrador dos portos de Lisboa e Setúbal integra os quadros da Câmara Municipal do Barreiro, que está empenhada na construção do novo terminal de contentores da capital no seu território.

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No imediato, Lídia Sequeira terá de lidar com a grave crise que avassala o porto de Lisboa e que ameaça a sua viabilidade. A gestora conhece bem o que está em causa entre operadores e estivadores uma vez que tem acompanhado as negociações em representação da ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.

Além disso, a nova administração terá de apresentar muito em breve um novo plano estratégico para o desenvolvimento integrado dos portos dos estuários do Tejo e do Sado. Será essa uma verdadeira “prova de fogo” às virtualidades do modelo de gestão adoptado pelo Executivo.

Sines continua à espera de decisões

Decidida a gestão dos portos de Lisboa e de Setúbal, resta agora o “caso” do porto de Sines.

A continuação da equipa liderada por João Franco estará fora de causa, apesar de o porto alentejano estar a ser o “motor” da implementação de algumas das medidas emblemáticas do Governo para o sector, como é o caso da Factura Única Portuária.

Os novos dirigentes de Sines terão, entre outras tarefas, de gerir o processo de expansão da capacidade de movimentação de contentores, seja mediante a renegociação da concessão do Terminal XXI com a PSA, seja através do lançamento de uma segunda concessão, hipótese que parece ganhar consistência até pelo cada vez mais falado “interesse” da China na plataforma nacional.

 

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Comentários 2

  1. Mar says:
    9 anos atrás

    Forças para a nova gestão do Porto de Lisboa e do Porto de Setúbal.
    Sendo a especialização um dos caminhos a seguir, admito que único neste caso, à que dedicar Lisboa aos Cruzeiros, em exclusivo, e Setúbal às Mercadorias.
    Não obstante a mais valia para os estivadores também o tecido empresarial e a economia nacional saiam a ganhar.
    Votos do melhor sucesso para Portugal.

  2. luis pereira says:
    9 anos atrás

    Subscrevo 100 % do comentário do Mar, especialização é a única salvação para os portos de Lisboa e Setúbal, oxalá a nova presisdente, Engª Lídia Sequeira que “fez”o novo terminal de contentores de Sines em 2014” e com todas as provas dadas de competência saiba isso para pôr em prática sem interferência da Ministra do Mar, os grandes cruzeiros para Lisboa, mantndo claro os graneis sólidos e líquidos na outra margem e os contentores para Setúbal “matando a loucura” do novo terminal no Barreiro que seria Elefante Branco financeiro que Portugal já não pode pagar, basta apenas BOM SENSO e 1 pouco de inteligência

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