Tailwind Intermodal é o nome do operador logístico criado pela Lidl para organizar os fluxos terrestres das suas cargas de/para o porto esloveno de Kope.
Depois de, em 2022, ter entrado no transporte marítimo de contentores entre a Ásia e a Europa, com a criação da Tailwind Shipping Lines, a gigante do retalho alemã avança para a criação de um operador logístico, noticiou o “Deutsche Verkehrs-Zeitung.
A Tailwind Intermodal, subsidiária da Tailwind Shipping, tem a sua sede, e a plataforma logística, na região de Graz, na Áustria, e ocupa uma dúzia de profissionais.
A sua principal tarefa, no imediato, é coordenar o encaminhamentos das cargas dos contentores que chegam ao porto de Kope para os mercados da Europa de Leste e, na inversa, garantir o regresso das caixas vazias ao porto esloveno.
O transporte terrestre é feito com recurso ao comboio (a gestão ficará em breve a cargo da Adria Transport) e, sempre que necessário, utilizando camiões subcontratados.
Kope é a porta de entrada para a Europa de Leste do Panda Express, o serviço da companhia da Lidl que liga a Ásia à Europa.