A Tailwind Shipping Lines, detida pela Lidl, é a companhia que mais cresce no transporte marítimo de contentores, em termos relativos. E a maioria dos seus navios está registada na Madeira.
Em apenas dois anos, a Tailwind Shipping Lines atingiu o 37.º lugar no ranking mundial de transporte marítimo de contentores elaborado pela Alphaliner. A companhia do Lidl apresentou o seu novo navio e anuncia para Agosto um décimo. Sete têm registo português.
Foi em Abril de 2022 que a Lidl anunciou a criação de uma companhia de navegação própria para garantir a fiabilidade do transporte de mercadorias desde a Ásia e o abastecimento da sua rede de lojas.
Com a regularização do mercado, vários foram os novos players que se foram retirando, mas ao invés a Tailwind Shipping Lines não só se manteve como continuou a crescer, servindo já não apenas a Lidl mas outros clientes.
Actualmente, a companhia opera três serviços – o Panda Express, entre a Ásia e o Mediterrâneo, o Tiger Express, entre Colombo e Chattogram, e o Dolphin Express, entre Barcelona e Moerdijk.
A frota foi recentemente alargada com a inclusão do Panda 006, construído em 2013, com uma capacidade de transporte de 6 864 TEU (incluindo 1 166 reefers). É o maior navio da frota.
Para Agosto está anunciado o Nordtiger, de 2014, com uma capacidade de 1 756 TEU.
“Afirmamo-nos como um prestador de serviços premium no mercado, transportando mercadorias de e para a Ásia”, justificou o CEO da Tailwind Shipping Lines durante a celebração do segundo aniversário da empresa. Christian Stangl destacou a fiabilidade e a pontualidade dos serviços da transportadora, premissas fundamentais quando se trata de abastecer milhares de lojas em 32 países.