A Lidl inaugurou em Loures o seu maior e mais moderno centro logístico em Portugal, num investimento de mais de 115 milhões de euros.
A nova instalação disponibiliza cerca de 54 mil metros quadrados (capacidade para 44 mil paletes) e conta 111 cais de carga/descarga, além de espaço de estacionamento para 66 camiões e 257 ligeiros.
Construído numa pedreira desactivada (o que representou também um desafio ambiental), o novo centro logístico da Lidl conta com a certificação BREEAM, destacando-se os sistemas de gestão de energia que aproveitam a luz solar, painéis fotovoltaicos capazes de abastecer 800 moradias equivalentes/ano, carregadores para veículos elétricos, sistemas de captação e reaproveitamento de águas pluviais e a utilização de gases naturais nas câmaras de frio.
A plataforma de Loures substitui a de Sines (a mais antiga da empresa em Portugal, que assumirá novas funções) no abastecimento às lojas da rede na região Centro (tem capacidade para abastecer 100). Ali trabalharão 200 funcionários.
A comemorar 30 anos, a Lidl Portugal conta com uma rede de mais 280 lojas e quatro centros logísticos – Santo Tirso (Norte), Torres Novas (Oeste), Loures (Centro) e Palmela (Sul) – e emprega cerca de 9 000 colaboradores.
Desde que entrou no mercado nacional, o grupo alemão já investiu mais de dois mil milhões de euros. E o seu impacte na economia multiplica várias vezes esse número.
A inauguração de hoje teve a presença do ministro da Agricultura, do presidente da Câmara de Loures e do CEO da Lidl Portugal
“Assinalamos hoje um importante investimento em Loures, de 115 milhões de euros, que reafirma o nosso compromisso e empenho com o país”, afirmou Hélder Rocha, citado em comunicado.
O novo centro logístico “espelha ainda o investimento numa região da máxima importância para a nossa visão estratégica de crescimento futuro, aumentando a nossa capacidade logística, trazendo maior conforto e eficiência aos colaboradores que nele trabalham e melhorando o nosso serviço prestado à comunidade”, concluiu o CEO.