A Lidl Portugal está a investir 110 milhões de euros numa plataforma logística em Loures, para abastecimento às suas lojas da zona centro.
O ministro da Economia colocou hoje a “primeira pedra” da nova plataforma da Lidl Portugal em Loures, já em fase de construção e que deverá originar 200 novos postos de trabalho.
O novo entreposto ocupará uma área d 54 mil metros quadrados e terá capacidade para 44 mil paletes. Visando abastecer até 100 lojas da marca, disporá de um parque para 48 camiões e de 111 cais para carga/descaerga de mercadorias.
Para reduzir a pega ambiental, o empreendimento será dotado de um sistema de gestão de energia que, aproveitando a luz solar incidente, gerirá as necessidades de energia artificial no interior, possibilitando a redução do consumo energético. Terá também painéis fotovoltaicos para a produção de energia eléctrica, suficientes para fornecer o equivalente ao consumo de 800 moradias/ano; carregadores para veículos eléctricos; sistemas de captação e aproveitamento de águas pluviais; câmaras de frio com recurso a gases naturais que minimizam os efeitos nocivos para a camada do ozono, sistema AVAC integrado no sistema de frio industrial, reaproveitando a “energia” libertada e normalmente desperdiçada neste tipo de sistemas.
Uma curiosidade: a plataforma está a ser desenvolvida numa antiga pedreira e vazadouro, cuja actividade cessou no ano 2000, e procura o reaproveitamento dos produtos de vazadouro aí colocados, exigindo a movimentação de quase 2 milhões de m3 de terra.