Terça-feira, Janeiro 26, 2021
  • Login
Transportes & Negócios
Advertisement
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • Todos
    • Aéreo
    • Cruzeiros
    • Economia e Mercados
    • Ferroviário
    • Infra-estruturas
    • Iniciativas
    • Inovação
    • Marítimo
    • Mobilidade
    • Pessoas
    • Rodoviário
    • Shortsea
    • Veículos Comerciais
    CULines estreia-se no Ásia-Norte da Europa

    CULines estreia-se no Ásia-Norte da Europa

    IRU acusa Bruxelas de irrealista na redução de emissões

    Camiões portugueses entre os idosos da UE

    Binter voará o Madeira-Porto Santo por três anos

    Privados construirão aeroporto em Cabo Verde

    IAG Cargo também adere às tarifas “tudo incluído”

    IAG negoceia hub de carga aérea em Madrid

  • Opinião
    Transtejo – A gestão do desprezo

    O shipping está sem energia

    Jaime Vieira dos Santos

    Os Portos Portugueses do Continente e a Transição Digital

    Pedro Galveia

    IMO 2021 – Estamos a falar do quê?

    O regime excepcional dos slots

    O regime excepcional dos slots

    Beira Baixa: comboios regressam à Guarda em 2019

    Atraso ferroviário e isolamento económico

    O que é um Porto?

    A concorrência portuária: Visão multidimensional

  • INICIATIVAS
    • PORTO MARITIME WEEK
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
  • CONTACTOS
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • Todos
    • Aéreo
    • Cruzeiros
    • Economia e Mercados
    • Ferroviário
    • Infra-estruturas
    • Iniciativas
    • Inovação
    • Marítimo
    • Mobilidade
    • Pessoas
    • Rodoviário
    • Shortsea
    • Veículos Comerciais
    CULines estreia-se no Ásia-Norte da Europa

    CULines estreia-se no Ásia-Norte da Europa

    IRU acusa Bruxelas de irrealista na redução de emissões

    Camiões portugueses entre os idosos da UE

    Binter voará o Madeira-Porto Santo por três anos

    Privados construirão aeroporto em Cabo Verde

    IAG Cargo também adere às tarifas “tudo incluído”

    IAG negoceia hub de carga aérea em Madrid

  • Opinião
    Transtejo – A gestão do desprezo

    O shipping está sem energia

    Jaime Vieira dos Santos

    Os Portos Portugueses do Continente e a Transição Digital

    Pedro Galveia

    IMO 2021 – Estamos a falar do quê?

    O regime excepcional dos slots

    O regime excepcional dos slots

    Beira Baixa: comboios regressam à Guarda em 2019

    Atraso ferroviário e isolamento económico

    O que é um Porto?

    A concorrência portuária: Visão multidimensional

  • INICIATIVAS
    • PORTO MARITIME WEEK
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
  • CONTACTOS
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Ligação Aveiro-V. Formoso é prioritária para a economia nacional

por T&N
16/02/2012
em Ferroviário
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp
Portugal deve negociar com Espanha a construção da linha de Alta Velocidade Aveiro-Vilar Formoso, como contrapartida à realização da ligação Lisboa-Madrid, defendeu Mário Lopes, na conferência do E-80, em Lisboa.

Segundo o professor do “Técnico” de Lisboa e vice-presidente da AdferSit, o Governo andou bem em dar prioridade às mercadorias sobre os passageiros nas ligações ferroviárias a Espanha. Mas impõe-se agora avançar com a ligação Aveiro-Salamanca-Irun, essencial para as exportações nacionais, mas também do Norte de Espanha e mesmo da Galiza, chegarem à Europa além-Pirinéus.

Mário Lopes defendeu, pois, que Lisboa negoceie com Madrid a “contrapartida” à linha Poceirão-Caia. Uma linha interessa mais a Espanha e outra interessa mais a Portugal, sublinhou.

Portugal deverá, então, avançar com a construção do Poceirão-Caia (até para não perder credibilidade externa) e preparar o Aveiro-Vilar Formoso e o Aveiro-Porto (da futura linha Lisboa-Porto) a tempo de candidatar esses projectos ao futuro QREN, já a partir de 2014.

A nova ligação de Aveiro à fronteira será uma obra cara (por causa da orografia), avisou Mário Lopes, podendo custar o triplo do Poceirão-Caia. Serão talvez quatro mil milhões de euros, aventou, a que se somarão dois mil milhões para o Aveiro-Porto. Mas o co-financiamento comunitário poderá chegar aos 95%, sublinhou.

A alternativa, disse, será deixar tudo como está, enquanto Espanha avança para a bitola europeia, o que implicará que Portugal – e particularmente o Norte – fique isolado, num processo de albanização que afastará os investimentos para outras paragens.

Notícias Relacionadas

CULines estreia-se no Ásia-Norte da Europa
Marítimo

CULines estreia-se no Ásia-Norte da Europa

25 de Janeiro, 2021
IRU acusa Bruxelas de irrealista na redução de emissões
Veículos Comerciais

Camiões portugueses entre os idosos da UE

25 de Janeiro, 2021
Binter voará o Madeira-Porto Santo por três anos
Infra-estruturas

Privados construirão aeroporto em Cabo Verde

25 de Janeiro, 2021
A seguir

Bélgica prepara-se para testar os EuroCombi

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

   

   

   

 

 

 

+ Recentes

CULines estreia-se no Ásia-Norte da Europa

CULines estreia-se no Ásia-Norte da Europa

25 de Janeiro, 2021
IRU acusa Bruxelas de irrealista na redução de emissões

Camiões portugueses entre os idosos da UE

25 de Janeiro, 2021
Binter voará o Madeira-Porto Santo por três anos

Privados construirão aeroporto em Cabo Verde

25 de Janeiro, 2021
ShortSea Portugal ensaia um novo fôlego

Portugal lidera rede europeia de shortsea

25 de Janeiro, 2021
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Logística
Infra-Estruturas
Shortsea
Combinado

SOBRE

Quem somos
Contactos
Estatuto Editorial
Ficha Técnica
Política de Privacidade
Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
  • Opinião
  • INICIATIVAS
    • PORTO MARITIME WEEK
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
  • CONTACTOS

© 2020 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Todos os campos são obrigatórios. Log In

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist

Utilizamos determinadas tecnologias no nosso site, como os cookies, para personalizarmos os conteúdos e a publicidade, proporcionarmos funcionalidades das redes sociais e analisarmos o nosso tráfego. Clique em "ok" para consentir a utilização destas tecnologias na web. Saiba mais acerca da nossa política de privacidade clicando no botão "política de privacidade".OkPolítica de Privacidade