Lille vai ter, a partir do próximo dia 29, um centro multimodal de distribuição urbana. Criado por sugestão da Câmara de Comércio e Industria de Lille e da Ports de Lille, a plataforma associa uma dezena de empresas envolvidas na logística urbana.

Logística urbana - Lille

A estrutura será, de acordo com a presidente da câmara de Lille, Martine Aubry, “uma verdadeira plataforma de serviços, com o objectivo de propor ferramentas para a optimização dos fluxos de transportes urbanos, entradas e saídas (logística inversa), participando no descongestionamento do tráfego e na melhoria das condições de vida na cidade”.

A autarca acrescenta que “a nova logística urbana se baseia numa panóplia de serviços, desde a externalização do stock à optimização da capacidade de transporte, passando pelos serviços de gestão de regressos de mercadorias ou embalagens”.

Co-financiado, entre outras entidades, pela Ports de Lille, a região Nord-Pas-de-Calais, o Estado francês e a União Europeia (programa Interreg IV-B), o centro será explorado por um consórcio liderado pelos grupos Veolia e Rave. Estes dois grupos contarão nessas tarefas com o apoio das empresas Transports Main Forte, Deret Transports, Elise e Fluvéo.

Os comentários estão encerrados.