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Linha da Beira Alta avança mais 39 km até Mangualde

por T&N
11/03/2025
em Ferroviário, Infra-estruturas
1
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A Linha da Beira Alta reabrirá entre Celorico da Beira e Mangualde até ao final do mês. Ficará a faltar o Mangualde – Pampilhosa e a ligação à Linha do Norte.

“Até 31 de Março, temos previsto já abrir o troço entre Celorico e Mangualde. O resto [Mangualde-Pampilhosa] abrirá assim que estiverem concluídos os processos de segurança que são obrigatórios por lei e que já não pertencem à Infraestruturas de Portugal (IP)”, afirmou à “Lusa” Carlos Fernandes, em Leiria, à margem de uma reunião com a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria.

Em Dezembro passado, poucos dias após a reabertura do primeiro troço modernizado (entre Guarda e Celorico da Beira) da Linha Beira Alta, o ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, anunciou que as restantes obras ficariam concluídas até 31 de Março. “É nisso que estamos apostados”, reiterou agora Carlos Fernandes.

Mas isso não significa a abertura imediata ao tráfego. “Há uns anos, quando a obra acabava, nós próprios, Infraestruturas de Portugal, abríamos a obra. Hoje, há um conjunto de passos que não passam só por nós, ou seja, passam pelo IMT, passam pela homologação daquilo que foi feito”, referiu.

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“Portanto, é algo que pode demorar algumas semanas e isso acontecerá depois de 31 de Março. E, portanto, depois desses passos todos, que são em nome da segurança da operação, estarem concluídos, a obra integralmente entrará ao serviço”, declarou.

Há dias, uma fonte do Ministério das Infraestruturas citada pelo “Público” avançou uma previsão de “cerca de mais quatro meses até à abertura total” da linha.

Só com a reabertura do último troço da Linha da Beira Alta, entre Pampilhosa e Celorico da Beira, será possível a ligação à Linha do Norte e o tráfego de mercadorias (e de pessoas, bem entendido), entre o Norte/Centro e a vizinha Espanha.

A circulação na Linha da Beira Alta foi interrompida a 19 de Abril de 2022, por um período anunciado de nove meses, com o argumento de acelerar os trabalhos de modernização dos 193 quilómetros intervencionados.

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Comentários 1

  1. JOSE PORTAS says:
    2 meses atrás

    Talvez até ao verão, 30 de junho, fique concluída a modernização das linhas da beira alta e norte !? … faltando por concluir o eixo internacional norte, linhas de cascais e algarve e internacional sul alén da modernização das linhas entre évora e sines !…É claro que nem se iniciou TGV entre Porto e Lisboa, Porto e Vigo, Lisboa e Madrid, talvez até 2033 !?…

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