A Linha da Beira Alta vai ficar encerrada à circulação ferroviária a partir de 19 de Abril, por um período estimado de nove meses, no âmbito do plano de modernização, anunciou hoje a Infraestruturas de Portugal (IP).
Segundo a IP, “o encerramento integral torna-se imprescindível face às características técnicas dos trabalhos a realizar em diversos locais ao longo do troço” da Linha da Beira Alta, que liga Pampilhosa a Vilar Formoso.

Atendendo à “elevada complexidade” dos trabalhos, seria impraticável executá-los “mantendo a circulação ferroviária, mesmo que de forma condicionada”, justifica.
Com a interdição total em toda a extensão, a IP considera que fica garantida “a segurança dos trabalhadores em obra” e que as empreitadas decorrerão “com maior eficiência”, o que permitirá “importantes ganhos no encurtamento dos prazos de execução, poupanças ao nível dos encargos e forte mitigação dos transtornos provocados aos utilizadores”.
Na vertente do transporte de mercadorias, a modernização da Linha da Beira Alta permitirá a circulação de mais cerca de 20% comboios, com um comprimento de 750 metros (face aos 500 metros actuais), o que resultará em “mais do dobro da capacidade em número de toneladas/ano” e numa poupança significativa de custos.
Enquanto durar a interrupção da circulação na Linha da Beira Alta, os transportadores ferroviários de mercadorias terão de utilizar a Linha da Beira Baixa ou a Linha do Leste.
No caso dos passageiros, já se sabe, a CP disponibilizará transportes rodoviários alternativos.
Actualmente, encontram-se em execução trabalhos de requalificação integral e modernização em cerca de 190 quilómetros da Linha da Beira Alta, divididos por várias empreitadas, estando previsto “um investimento global na ordem dos 500 milhões de euros”, acrescenta.
Esperemos que em 2023 a circulação ferroviária seja retomada quando for inaugurada a nova obra da MEDWAY !…
Para Espanha resta alternativa pela fronteira do Caia, entre Elvas / Badajoz …