A Linha da Beira Alta reabrirá na totalidade no primeiro trimestre de 2025. Palavra do ministro Miguel Pinto Luz.
“Temos o compromisso, dado por mim, pelo primeiro-ministro, pelo Governo e pela IP [Infraestruturas de Portugal], de que no primeiro trimestre do próximo ano teremos as obras concluídas dos restantes troços”, garantiu, ontem, o ministro das Infraestruturas, na Guarda, no final de uma viagem na automotora que, desde o passado dia 25, retomou a ligação na Linha da Beira Alta, entre Celorico da Beira a Vilar Formoso, num total de 38 quilómetros.
A “palavra é mesmo para ser cumprida”, sublinhou Miguel Pinto Luz, que desceu na estação ferroviária da Guarda, acompanhado de uma vasta comitiva constituída por autarcas, técnicos e responsáveis da IP e CP, e onde foi recebido por Sérgio Costa, presidente da Câmara da Guarda.
Em declarações aos jornalistas, o ministro admitiu que “enquanto Estado, tem de se assumir o que se disse às populações, de que esta linha só estaria fechada nove meses, esteve mais de dois anos fechada e, portanto, tem de melhorar esta previsão dos prazos”.
“O nosso compromisso é que a obra estará concluída no primeiro trimestre do próximo ano. Daqui a quatro/três meses estaremos cá outra vez para averiguar e fazer esse escrutínio saudável em democracia”, garantiu o ministro das Infraestruturas.
A renovação integral da Linha da Beira Alta (193 quilómetros, entre Pampilhosa e Vilar Formoso) é considerada uma das obras fundamentais do Corredor Internacional Norte e destina-se a permitir uma ligação ferroviária para passageiros e mercadorias mais segura e rápida entre o Centro e o Norte do país e a fronteira com Espanha.
O investimento previsto para a modernização desta ligação ferroviária é de 600 milhões de euros.
A linha encerrou a 19 de Abril de 2022 por um período anunciado de nove meses, pelo que deveria reabrir em Janeiro de 2023. A Infraestruturas de Portugal veio depois a anunciar como data provável Novembro de 2023, prazo que foi novamente alterado, passando a ser Junho de 2024, que também não se concretizou.
A última data de referência, antes da garantia agora dada pelo ministro, era o primeiro semestre de 2025. E, de facto, ainda recentemente a CP lançou novo concurso para contratar o serviço rodoviário alternativo até Junho do próximo ano.