A Linha da Beira Alta fecha amanhã para obras, para reabrir dentro de nove meses, se tudo correr pelo melhor, com o dobro da capacidade de transporte de mercadorias.
A circulação ferroviária na Linha da Beira Alta será interrompida a partir de amanhã, inclusive, “por um período estimado de nove meses”, anuncia a Infraestruturas de Portugal (IP). O transporte de mercadorias será desviado para a Linha da Beira Baixa, desde logo, o encaminhamento dos passageiros será assegurado pela alternativa rodoviária.
A IP justifica o fecho da via com a “elevada complexidade”, que impossibilitaria manter a “circulação ferroviária, mesmo que de forma condicionada”.
Com o fecho da Linha da Beira Alta garante-se, além do mais, a segurança dos trabalhos e dos trabalhadores, e, espera-se, poupa-se tempo e dinheiro, acrescenta a gestora da infra-estrutura. Poupanças que, valha a verdade, não se percebe se já estão incluídas, ou não, nos valores dos investimentos e nos prazos já tornados públicos.
Com a modernização integral da Linha da Beira Alta (que manterá o traçado pré-existente, nomeadamente as pendentes), a IP anuncia a duplicação da capacidade de movimentação de carga (com o aumento dos comboios, de 500 para 750 metros e o aumento das frequências possíveis) e poupanças significativas em custos (que os operadores não subscrevem integralmente) e em emissões poluentes.
O prazo previsto para a interrupção da circulação é de nove meses, mas a gestora da infra-estrutura não se compromete com ele, optando por falar num “período estimado”. A modernização da Linha da Beira Alta abrange perto de 200 quilómetros e implica um investimento de cerca de 500 milhões de euros. Até agora (e já assim era há cerca de meio ano, pelo menos), estão concluídos 14 quilómetros, entre a Guarda e Cerdeira, num investimento de 8,7 milhões de euros.
Ou seja seja só em 2023 é que a Linha da Beira Alta estará disponível para a ferrovia e na melhor das hipóteses, algo que raramente acontece nas obras públicas, em Janeiro será reaberta para o transporte de mercadorias e de passageiros sendo que a totalidade das obras do ferrovia 2020 terminarão apenas no fim de 2029/2030 !!