A Linha da Beira Alta, encerrada desde 19 de Abril do ano passado, deverá reabrir no dia 12 de Novembro, anunciou o vice-presidente da Infraestruturas de Portugal (IP), Carlos Fernandes.
“Estamos a fazer um esforço imenso em termos das nossas equipas e das equipas das quatro empreitadas que estão a correr. Estamos, de facto, comprometidos em reabrir a linha no dia 12 de Novembro”, afirmou o responsável, no decurso de uma visita às obras no troço entre Mangualde e Celorico da Beira, em que acompanhou o ministro e o secretário de Estado das Infraestruturas.
Segundo Carlos Fernandes, “alguns trabalhos continuarão depois dessa data, mas o principal ficará feito e a expectativa é de que os comboios possam começar a circular a partir dessa data”.
O vice-presidente da IP insistiu em que se trata de “uma das maiores obras em curso em Portugal”, que representa “um investimento de praticamente 600 milhões de euros, integrado no programa Ferrovia 2020”.
“Vamos renovar integralmente esta infra-estrutura, construir instalações para comboios de mercadorias, suprimir todas as passagens de nível que ainda existem nesta linha e criar uma ligação da Linha da Beira Alta à Linha do Norte, permitindo que haja serviços directamente do Porto para a Linha da Beira Alta”, explicou.
“Vamos construir 16 quilómetros de novas variantes na Linha da Beira Alta. Vamos, com isso, poupar 25 a 30 minutos do tempo do percurso atual e vamos harmonizar a velocidade de circulação nesta linha para cerca de 120 quilómetros por hora”, acrescentou ainda.
” VER PARA CRER” como dizem os NUESTROS HERMANOS espanhois, “ver para crer” porque a MEDWAY precisa desta obra concluida para avancar com o seu SUPER-INVESTIMENTO ferroviario !