A Linha de Goba, em Moçambique, terá a sua capacidade de carga aumentada para os cinco milhões de toneladas/ano, fruto da construção da nova ponte sobre o rio Umbeluzi, prevê a Portos e Caminhos-de-Ferro de Moçambique.
Através da Linha de Goba eram escoados 2,5 milhões de toneladas de carga por ano, nomeadamente açúcar produzido pela indústria da Suazilândia, mas com a deterioração das condições de segurança na ponte, os movimentos caíram para entre 200 mil e 240 mil toneladas.
A nova ponte, que substituirá a estrutura metálica projectada por Edgar Cardoso, será capaz de suportar 27 toneladas por eixo, contra as actuais 20 toneladas, aspecto que permitirá a circulação de locomotivas com maior capacidade e composições com até 100 vagões, contra o actual máximo de 50.
A construção da ponte foi adjudicada à Mota-Engil África, sendo uma infra-estrutura mista de betão armado e estrutura metálica, com 360 metros de extensão e que assentará em cinco pilares com uma altura de 15 metros acima do nível do rio Umbeluzi.
Com uma extensão aproximada de 226 quilómetros, a Linha de Goba liga a Suazilândia ao porto de Maputo.