Domingo, 9 de Fevereiro é a data anunciada para o regresso dos comboios de passageiros à Linha de Leixões. Para já apenas até Leça do Balio.
O serviço da CP na Linha de Leixões disponibilizará 60 comboios por dia (30 em cada sentido) aos dias úteis, sendo que às horas de ponta da manhã e da tarde haverá dois comboios em cada sentido por hora. Aos sábados, domingos e feriados, a oferta baixará para 34 comboios/dia (17 em cada sentido).
Partindo de Campanhã, as composições farão paragem nas estações e apeadeiros de Contumil, São Gemil, Hospital de São João, São Mamede de Infesta, Arroteia e Leça do Balio. Os apeadeiros do Hospital de São João e da Arroteia foram construídos pela Infraestruturas de Portugal (IP), que também melhorou as restantes infra-estruturas para os passageiros, enquanto a Câmara de Matosinhos assumiu as acessibilidades e arranjos exteriores.
Novidade, para além da reactivação do serviço, será a combinação dos serviços da Linha de Leixões e da Linha de Aveiro, com os comboios com origem/destino em Ovar a poderem seguir directamente até Leça do Balio.
No final de 2023, um estudo da CP sobre a Linha de Leixões previa uma procura de 502 mil passageiros por ano para Campanhã, 24,5 mil para Contumil, 123 mil para São Gemil, 444 mil para o Hospital São João, 132 mil para São Mamede de Infesta, 115 mil para a Arroteia e 49 mil em Leça do Balio.
Em Contumil, a Linha de Leixões permitirá a ligação às linhas de Braga, Guimarães e Marco de Canaveses, e em Campanhã à linha de Aveiro e aos serviços de longo curso da CP.
De fora mantém-se, para já, a ligação ao Metro do Porto e ao Aeroporto, assim como a extensão do serviço até junto ao porto de Leixões, que dá o nome à linha.