A modernização da Linha do Algarve entre Tunes e Lagos pode avançar. A primeira empreitada, de 25,4 milhões de euros, já foi consignada.
O consórcio Comsa/Fergrupo tem agora 690 dias para modernizar e electrificar o troço de 45 quilómetros da Linha do Algarve. As obras no outro troço, entre Faro e Vila Real de Santo António, arrancaram em Novembro do ano passado.
Com os dois troços modernizados (e ainda falta lançar e adjudicar algumas intervenções), será possível percorrer toda a Linha do Algarve com material eléctrico, com o tempo de viagem entre os dois extremos (Lagos e Vila Real de Santo António) a ser reduzido em 25 minutos.
Mais, com a electrificação acabarão também os transbordos nas ligações de/para Norte (o troço entre Tunes e Faro há mioto está electrificadp, integrando o eixo Norte – Sul), com ganhos de comodidade e, também, de alguns minutos.
Na cerimónia de assinatura do auto de consignação, Carlos Fernandes, o presidente em exercício da Infraestruturas de Portugal, fez um novo ponto de situação do Ferrovia 2020: 15% das intervenções estão concluídas, 60% em obra, 10% em contratação e 15% a aguardar autorização para lançamento do concurso.
O responsável destacou os “mais de 1 200 milhões de euros em obra” e esclareceu que os 15% ainda sem concurso se restringem a dois projectos apenas: o Marco – Régua., na Linha do Douro, e o Espinho – Ovar, na Linha do Norte.
Na inversa, Carlos Fernandes destacou o trabalho já realizado na implementação do PNI 2030, com quatro das 15 intervenções prioritárias já com o projecto concluído e/ou em fase de empreitada e sete outras (incluindo a nova linha de Alta Velocidade entre Soure e o Porto) com o projecto em concurso ou já a ser elaborado.