Os estudos de viabilidade técnica e ambiental da reabertura do troço Pocinho – Barca d’Alva, na Linha do Douro, “estão concluídos”, diz a Infraestruturas de Portugal (IP)
“A Infraestruturas de Portugal informa que os estudos de viabilidade técnica e ambiental para a reabilitação do troço da Linha do Douro entre Pocinho e Barca d’Alva estão já concluídos e serão entregues nos próximos dias ao Grupo de Trabalho”, pode ler-se numa resposta enviada por fonte oficial da IP à “Lusa”.
No dia 21 de Maio do ano passado, no Peso da Régua, foi formalizado o grupo de trabalho para estudar e definir o modelo de reabertura do troço da Linha do Douro entre o Pocinho e Barca d’Alva. “Acho que é um dia histórico, espero que este dia signifique que, aquilo que no passado fechamos, se volte a reabrir e que é a linha de comboio Pocinho – Barca d’Alva”, afirmou então a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.
Em Dezembro, a ministra disse em Lamego que a reactivação da Linha do Douro até Barca d’Alva é um desígnio deste território que vai ser concretizado. “Será certamente importante fazermos e vamos fazer a Linha do Douro. É um desígnio deste território e mal andaria o Governo, ou os governos, que não apoiassem o projeto da Linha do Douro”, afirmou Ana Abrunhosa, na sessão de encerramento da cerimónia evocativa dos 20 anos do Douro Património Mundial.
A Linha do Douro desenvolve-se ao longo de 191 quilómetros, de Ermesinde a Barca d´Alva, estando electrificada até Marco de Canaveses. O troço de 28 quilómetros entre o Pocinho e Barca d’Alva foi encerrado em 1988.
Entre o que a Ministra, Ana Abrunhos, , anuncia de boas intenções e a obra ser inaugurada passam 20 anos e o Ministro dos Transportes, Pedro Nuno Santos, desvia o dinheiro para outros fins, o desgoverno PS continua e o Portugal de todos Nós continua ser ultrapassado por todos os países de Leste (ex- URSS), Vergonha A Costa que deita no LIXO biliões de euros na TAP e no novo Banco para servir os BOYs que nem cumprem os mandatos