A Linha do Minho permite, finalmente, a circulação de comboios de 750 metros em toda a sua extensão, anunciou a Infraestruturas de Portugal.
Já entrou em serviço a nova sinalização electrónica, o sistema complementar de segurança para controlo automático de velocidade (ETCS a funcionar ainda como sistema nacional) e os novos sistemas de telecomunicações de apoio à exploração, no troço entre Viana do Castelo e Valença Fronteira da Linha do Minho, com interface com a rede espanhola da ADIF na estação de Tui, anunciou em comunicado a gestora da infraestrutura.
A melhoria, resultado de um investimento de 15,6 milhões de euros, permite, entre outras mais-valias operacionais, “colocar em exploração duas novas estações técnicas (Carreço e Carvalha, que se juntam à de Midões já em exploração) para cruzamento de comboios de mercadorias até 750 metros”.
Até aqui, a circulação de comboios no troço Nine – Valença/Fronteira estava limitada a composições com 300 metros de comprimento, o que inibia, na prática, o aumento da capacidade prometido com a modernização da Linha do Minho.
Os novos sistemas permitem ainda que a operação dos comboios passe a ser feita de forma centralizada a partir do CCO do Porto e “o controlo das passagens de nível já anteriormente automatizadas e de dez passagens de nível agora automatizadas”, com as vantagens inerentes em termos de segurança da circulação ferroviária, rodoviária e pedonal.
Mais um erro enorme pela opção da bitola iberica. Um investimento para as mercadorias ficarem retidas do lado de cá tendo em conta que a espanha está a subsituir a bilota iberica pela europeia. Com esta opçao e implementaçao da medida europeia para reduçao drástica do transporte rodoviário, passa a ser muito dispendioso a exportação (e obviamente a importaçao com aumento exponencial da inflaçao) e o deslocamento das centrais de logistica para espanha. Esta tambem foi a opção de Salazar, sempre sós…
… mais um «trengénio» a perorar sobre coisas muito sérias. adorava saber por onde andava este “especialista” quando a ferrovia em Portugal começou a ser destruída, desde o governo Cavaco Silva, até aos do P.S. muito embora o P.S. tenha “emendadol” a mão com a dinamização deste sector vital para a Economia, a Descarbonização, etc. aproveito para informar o sr.J.M. que não é verdade quando afirma que Espanha,a substituir a bitola ibérica, pela bitola europeia. a rede ibérica convive com a u.i.c.
De facto a rede de A.V. construída e em construção é em bitola u.i.c. O país vizinho desenvolveu um sistema de câmbio de bitola, (INTERCAMBIADORES) para os comboios de passageiros circularem em bitola ibérica, ou europeia. Espanha possui comboios a circularem em A.V. ou em velocidade mais convencional, e comboios que circulam em vias electrificadas, ou naquelas sem electrificação. Nesta altura a operadora RENFE, aguarda homologação de um novo comboio de A.V. que pode circular em linhas de A.V. ou em linhas convencionais, mediante a passagem pelos intercambiadores de bitola. Esse comboio de concepção e fabrico Espanhol, designa-se por Tren AVRIL (Alta Velocidad Rodadura Independiente Ligero) pode circular até 330 km/hora
vão ser utilizados na linha Madrid/Galiza e no serviço internacional Madrid/Barcelona/fronteira francesa, até Paris. no capítulo das mercadorias, a Renfe desenvolveu com financiamento do Governo, um sistema de eixos telescópicos, para sem problemas e custos adicionais as mercadorias circularem sem contratempos entre Espanha e a Europa.
Sabe caro J.M. a migração da bitola ibérica para a bitola u.i.c. sem equacionar ou ponderar a forma de a concretizar, inviabiliza pelos custos astronómicos qualquer solução de desenvolver a ferrovia quem em Portugal, foi ostracizada de forma criminosa ao longo desta últimas décadas. Sugiro-lhe, caro J.M. logo que possa efectue uma viagem no corredor Vigo/Ourense/Madrid, ou no corredor Vigo/Ourense/Saragoça/Barcelona. Vai valer a pena pode crer. saudações ferroviárias
um abraço do Zé do Malho