A modernização da Linha do Oeste estará concluída até ao final de 2022, dois anos depois do previsto no Ferrovia 2020. Hoje foi lançado o concurso para o troço Sintra – Torres Vedras.

A empreitada engloba a electrificação do troço ferroviário e a ligação à subestação de Runa, a construção de dois troços de via dupla e a supressão, reclassificação e automatização de passagens de nível.
Nesta fase a obra abrangerá 43 quilómetros de linha, 16 dos quais com via dupla, segundo a IP, para permitir o cruzamento de comboios.
A Infraestruturas de Portugal lançou também hoje um concurso de 5,8 milhões de euros para a concepção e
construção da subestação de tracção eléctrica de Runa, em Torres Vedras, e de postos auto-transformadores, com um prazo de execução de 26 meses.
Torres Vedras – Caldas da Rainha
A electrificação entre Torres Vedras e Caldas da Rainha, com um valor previsto de 30,4 milhões de euros, “avançará de seguida” e terminará em simultâneo com o troço lançado hoje.
De acordo com a IP, a electrificação da Linha do Oeste até às Caldas da Rainha “permitirá a redução do tempo de percurso [até Lisboa] em cerca de 30 minutos”, estimando-se que a viagem entre Torres Vedras e Lisboa demore 50 minutos e entre Caldas da Rainha e aquele destino cerca de 1h30.
A intervenção permitirá ainda aumentar a oferta “de 16 circulações para 48”, nos dois sentidos, divulgou a IP.
Aguardado há décadas e várias vezes adiado, o projecto de modernização incide em 87 dos 200 quilómetros da Linha do Oeste. O concurso público estava para ser lançado desde 2017. O plano de investimentos Ferrovia 2020 previa a conclusão das obras durante o ano de 2020.
Não é de estranhar porque as obras do PORTUGAL 2020 estão atrasadas 6 anos !!!!!! geringonça é assim.