A parte portuguesa da linha ferroviária Sines – Madrid, em bitola europeia, deverá estar concluída em 2019, assim seja aprovada pela Comissão Europeia, afirmou o secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações.

“A candidatura está feita, estamos a contar que seja aprovada e que a resposta de Bruxelas chegue em Julho para que a obra se inicie ainda em 2015”, disse Sérgio Monteiro.

“A ligação de Sines até à fronteira [com Espanha] deverá estar concluída até 2019. Depois queremos que a linha de caminho-de-ferro siga até Lisboa, para servir também o porto de Lisboa. Essa ligação estará terminada em 2021”, acrescentou.

O secretário de Estado, que acompanhou a visita do primeiro-ministro ao porto de Sines, lembrou que a futura linha ferroviária se insere num plano global que pretende electrificar toda a rede ferroviária e ter “ligações a Madrid em bitola europeia, para baixar a factura do transporte em cerca de 40%”.

“Nós até já temos os fundos do Orçamento de Estado, que nos próximos anos vão ser alocados a estes projetos. Temos a planificação técnica e financeira feita. Falta-nos o sim de Bruxelas, que nós esperamos receber para esta ligação em Julho”, disse ainda Sérgio Monteiro.

 

Os comentários estão encerrados.