Há cinco candidatos a realizar o prolongamento da Linha Vermelha do Metropolitano de Lisboa, entre São Sebastião e Alcântara.
Em comunicado, o Metropolitano de Lisboa anunciou ter recebido propostas da FCC Construcción, Contratas Y Ventas, SAU e Alberto Couto Alves; da Teixeira Duarte, Casais, Alves Ribeiro, Tecnocia, EPOS e Somafel; da Mota-Engil e SPIE Batignolles Internacional – Sucursal em Portugal; da Acciona Construcción e Domingos da Silva Teixeira; e da Zagope / COMSA Instalaciones Y Sistemas Industriales / COMSA / Fergrupo.
O preço base do concurso foi fixado em 330 milhões de euros. As propostas candidatas propõem preços entre os 306 e os 345 milhões de euros, anunciou a operadora.
O concurso foi lançado em Janeiro passado. A conclusão da obra está prevista para 2026.
A extensão da Linha Vermelha até Alcântara enquadra-se no plano de expansão da rede do Metropolitano da capital. No caso, tratar-se-á de um troço de quatro quilómetros, com a obra a iniciar-se “a partir da zona já construída, localizada após a estação São Sebastião, através de um troço em túnel construído junto ao Palácio da Justiça. Ao longo do traçado de túnel de via dupla prevê-se a construção de três novas estações subterrâneas – Amoreiras / Campolide, Campo de Ourique e Infante Santo – e uma estação à superfície – Alcântara.
Este investimento será financiado no âmbito do PRR, num montante global de 405,4 milhões de euros.