O Porto de Lisboa ganhou pela nona vez (oitava consecutiva) o prémio de Melhor Porto de Cruzeiros da Europa, atribuído no âmbito dos World Travel Awards Europa.
Desta vez, o Porto de Lisboa bateu a concorrência dos portos de cruzeiros de Antalya, Barcelona, Copenhaga, Ege, Amsterdão, Heraklion, Istambul, Marselha, Pireu, Southampton, Split e Veneza.
“É um orgulho e uma honra receber um prémio de tamanho prestígio, que vem comprovar, mais uma vez, a importância do porto e do seu terminal para o turismo e para a cidade. E surge numa fase muito particular para o Porto de Lisboa que está fortemente empenhado em garantir que o impacto da actividade de cruzeiros seja mais do que apenas económico, executando projectos e iniciativas que contribuam para a sustentabilidade, numa visão integrada das perspectivas ambiental, económica e social, em consonância com a nova era de cruzeiros, resiliente, inovadora e preocupada com as questões ambientais e a gestão do turismo”, comentou António Caracol, administrador da APL, citado em comunicado.
A cidade de Lisboa, por seu turno, venceu como Melhor Destino Citadino (batendo a concorrência de cidades como Veneza, Viena, Roma, Londres, Berlim, Barcelona, Amesterdão e o Porto). A Cidade Invicta foi eleita como Melhor Destino City Break (Lisboa também estava nomeada, tal como Copenhaga, Atenas, Dublin, Paris, Roma,…). A Madeira é o Melhor Destino Insular, o Algarve o Melhor Destino de Praia e Portugal o Melhor Destino europeu, ponto.
Portugal esteve, de resto, muito bem representado na cerimónia da 30ª edição dos World Travel Awards Europa, que decorreu em Batuni, na Geórgia, tendo arrecadado quase duas dezenas de troféus.
Destaques ainda para as vitórias da TAP como Melhor Companhia para África e Melhor Companhia Aérea para a América Latina, e para o triunfo da Douro Azul como Melhor Companhia de Cruzeiros Fluviais.