Lisboa é o porto português melhor classificado no Container Port Performance Index (CCPI) 2023, elaborado pelo Banco Mundial e pela S&P Global Market Intelligence. O porto de Yanghsan mantém a liderança do ranking.
O porto de Lisboa, que na edição de 2022 do CPPI ocupou o 216.º lugar no ranking geral, galgou posições e surge agora no 134.º posto. Na região da Europa / Norte de África, o porto da capital é agora 27.º (era 65.º na edição anterior). Entre os portos que movimentam menos de 500 mil TEU, surge no lugar 23 (72, há um ano).
Sines é o segundo porto nacional melhor classificado no CPPI, logo atrás de Lisboa no ranking geral (135.º lugar agora, 186.º há um ano). Entre os portos da Europa e Norte de África, Sines é 29.º (52.º há um ano) e entre os portos médios (500 mil – 4 milhões de TEU/ano) é 61.º (91.º).
Entre os portos nacionais, Leixões é o grande “derrotado” na actualização do CPPI do Banco Mundial e da S&P Global Market Intelligence. O porto nortenho, que na edição de 2022 foi o melhor classificado dos lusos, no 175.º lugar da geral, 43.º na Europa / Norte de África e 88.º entre os portos médios, caiu para 290.º no ranking geral, 99.º no ranking regional e 108.º nos portos médios.
O porto de Setúbal estreia-se na edição de 2023 do CPPI, surgindo no lugar 351 no ranking geral, no lugar 109 na região Europa / Norte de África e no lugar 159 entre os portos mais pequenos na movimentação de contentores.
Em termos globais, os portos de Yangshan e Salalah repetem os dois primeiros lugares, enquanto Cartagena sobe ao terceiro posto, à frente de Tanger Med, que continua quarto. No quinto lugar surge agora Tanjung Pelepas.
Algeciras, no décimo lugar, é o melhor porto europeu. Roterdão, o maior porto de contentores do Velho Continente, surge apenas no 13.º lugar na Europa e no 91.º posto no ranking global.
O CPPI combina dados estatísticos e administrativos para elaborar o ranking dos 348 melhores portos do mundo, considerando o tempo de permanência dos navios em porto. O obejctivo assumido pelos promotores é servir de benchmarking para todos os envolvidos no sector despistarem oportunidades de melhoria da performance.
O porto de Lisboa ultrapassou o de Leixões no que à eficiência diz respeito, apesar de serem os 3 gerido pela Yilport, Leixões, Lisboa e Setúbal !!!
… os 3 geridos …
A continuar assim, sem ampliação dos seus terminais de ccontentores, o porto de Leixões no Porto, será ultrapassado pelo de Vigo a Norte e Lisboa & Setúbal a Sul. Porque é que a Yilport não negociar com estado português nova concessão a longo prazo, 60 – 70 anos, caso contrário morrerá !