As áreas metropolitanas de Lisboa e Porto concentram 60 dos 90 milhões de euros disponibilizados no âmbito do PRR para a compra de 300 autocarros zero emissões.
O Governo anunciou o lançamento pelo Fundo Ambiental do aviso para a compra de 300 autocarros zero emissões, eléctricos ou a hidrogénio, e respectivos sistemas de carregamento, num investimento de 90 milhões de euros a ser financiado pelo PRR.
Na prática, trata-se da concretização de um anúncio feito já em Março passado, ainda pelo anterior Executivo. Mas agora com pelo menos uma diferença substancial: se em Março o “bolo” disponível era dividido equitativamente entre as áreas metropolitanas de Lisboa e Porto e o resto do país, agora Lisboa e Porto têm reservados 60 milhões de euros, ficando o resto do território com apenas 30 milhões.
O montante máximo do apoio será de 270 mil euros por autocarro eléctrico e de 470 mil euros por autocarro a hidrogénio.
Com a aquisição destes 300 autocarros zero emissões praticamente duplicará o contingente nacional deste tipo de veículos.
Citada no comunicado emitido a propósito, a ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, assegura que a descarbonização dos transportes públicos é “uma das prioridades do Governo” e salienta a importância da medida para “garantir a diminuição das emissões de gases com efeito de estufa, contribuindo significativamente para os objetivos climáticos nacionais”.
O ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, também citado no comunicado, acrescenta que este é um “investimento fundamental para melhorar a qualidade da oferta de transportes públicos rodoviários, convergindo assim para uma mobilidade mais verde”.
O Conselho da União Europeia aprovou em meados de Maio os novos limites de emissões para veículos pesados. No caso dos autocarros urbanos, o novo regulamento impõe uma meta de 100% com nível nulo de emissões até 2035, e uma meta intermédia de 90% a atingir até 2030.