As administrações portuárias de Lisboa e de Setúbal e Sesimbra anunciaram hoje a isenção de taxas dominiais por quatro meses, por causa da Covid-19.
No caso do porto de Lisboa (APL), a isenção das taxas beneficiará “os clubes náuticos, ginásios, restaurantes, bares, discotecas, apoios em terra dos operadores da marítimo-turística, e outros”, forçados ao encerramento por causa das medidas de emergência de combate à pandemia.
Em Setúbal e Sesimbra (APSS), beneficiarão da isenção das taxas mensais “as associações de pesca, os clubes náuticos, restaurantes, bares, lojas, empresas de mergulho, apoios em terra dos operadores da marítimo-turística e outros”.
Em ambos os casos, a isenção do pagamento das taxas dominiais prolongar-se-á “por quatro meses, enquanto se encontrarem encerrados ao público, ou até à sua reabertura se esta ocorrer antes deste período”.
Nos comunicados emitidos a propósito, APL e APSS, que partilham a mesma administração, sublinham que com estas medidas “de elevado esforço financeiro”, estão a “apoiar significativamente as empresas, associações e clubes suas clientes, dotando-as de uma maior capacidade para resistir durante este período e mais rapidamente recuperarem da presente queda dos seus níveis de actividade, vencendo este enorme desafio, que é de todos, e que todos estamos empenhados em vencer”.