De forma muito tímida ainda, Lisboa prepara-se para começar a restringir o acesso dos veículos mais poluentes ao centro da cidade. A partir do Verão.
A medida foi anunciada, em traços muito gerais, pelo vereador da Mobilidade da autarquia da capital, numa conferência de imprensa dedicada a apresentar o programa de repavimentação de ruas para o ano corrente.
Segundo Nunes da Silva, especialista em transportes, os veículos mais poluentes, que não cumpram pelo menos os limites de emissões do Euro 1, deixarão de poder circiular na Baixa e na Avenida da República aos dias de semana. As excepções serão as viaturas dos residentes e os veículos de emergência. A circulação manter-se-á livre aos fins de semana.
O controlo dos veículos será feito em “operações stop”, admitindo o vereador lisboeta evoluir-se depois para a afixação de um “selo verde” nos veículos. À partida, pela sua antiguidade, serão poucos os veículos abrangidos. Mas Nunes da Silva garante que são eles os responsáveis por metade da poluição existente no eixo Avenida da República-Baixa.
“Eu e o presidente da Câmara tropeçámos numa notícia que dizia que todas as cidades alemãs iam introduzir este conceito”, sublinhou Nunes da Silva em apoio da iniciativa, prevista para o Verão, e com a qual se pretende cumprir os limites europeus de poluição atmosférica.