Os terminais de cruzeiros de Lisboa e do Funchal e a Douro Azul arrecadaram cinco troféus nos World Cruise Awards, edição de 2024, anunciados na Madeira.
O terminal de cruzeiros de Lisboa foi, de novo, eleito como o Melhor Terminal de Cruzeiros da Europa e Lisboa venceu como Melhor Destino de Cruzeiros da Europa.
O terminal de cruzeiros do Porto de Lisboa recuperou, assim, o título que já foi seu em 2022, enquanto a capital sucedeu ao Funchal, eleita Melhor Destino de Cruzeiros da Europa em 2023 e 2022, quando sucedeu a… Lisboa. Na prática, Lisboa e Funchal monopolizaram este prémio nas quatro edições dos World Cruise Awards.
Na edição de 2024, o terminal de cruzeiros de Lisboa teve como adversários, entre outros, Barcelona, Civitavecchia, Mónaco e La Valleta, enquanto Lisboa superou, entre outros destinos, Barcelona, Atenas, Dubrovnik, Monte Carlo, Nice e a Madeira.
Na edição de 2024, o Funchal foi eleito como o Melhor Terminal de Cruzeiros mundial, em termos de sustentabilidade, sobrepondo-se à concorrência de Hamburgo, La Valleta, Copenhaga, Kiel e Hong Kong, entre outro.
Já a Douro Azul renovou os títulos de Melhor Companhia de Cruzeiros Fluviais e de Melhor Companhia de Cruzeiros Fluviais da Europa (neste caso, a empresa de Mário Ferreira soma três vitórias em quatro possíveis, uma vez que também já havia ganho em 2021).
A Douro suplantou companhias como a American Cruise Lines, a Ama Waterways, a CroisiEurope, a Avalon Waterways ou Scenic.
Os World Cruise Awards, atribuídos desde 2021, reconhecem a excelência no sector global de cruzeiros e são considerados os “óscares do turismo de cruzeiros”.