A Câmara de Lisboa aprovou hoje, por unanimidade, a gratuitidade dos transportes públicos na cidade para jovens e idosos, já a partir do Verão.
Um da histórico, foi como o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, classificou a aprovação, hoje, por unanimidade, dos transportes públicos para os estudantes até aos 23 anos (24 anos, no caso dos alunos de cursos mais longo) e para os maiores de 65 anos.
Os idosos deverão beneficiar dos transportes grátis já a partir de Junho e Julho. No caso dos estudantes, a novidade arrancará com o ano lectivo, em Setembro.
A medida só se aplicará aos estudantes e idosos que tenham a sua residência fiscal na capital. A gratuitidade para os estudantes deslocados, a viver em Lisboa, proposta pela Oposição, não avança, pelo menos para já.
Outras propostas da Oposição que apontavam para o alargamento da medida, por exemplo, aos desempregados, ou para a sua aplicação aos passes metropolitanos (através de um desconto) foram Igualmente chumbadas.
Apesar disso, Carlos Moedas sublinhou o empenho de todos os partidos da vereação na solução agora aprovada e destacou o facto de só “mais duas ou três” cidades europeias terem avançado já no mesmo sentido.
A implementação do sistema será facilitada pelo facto de já existirem títulos de transporte para os grupos abrangidos, o 4_18, o sub-23 e o mais 65 (os menores de 12 anos já não pagam). A diferença é que os seus titulares que façam prova da residência fiscal em Lisboa não pagarão nada.
O custo estimado da medida é de 14,9 milhões de euros/ano.