Segunda-feira, Maio 19, 2025
  • Login
Transportes & Negócios
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Jaime Vieira dos Santos

    A cadeia logística como organismo vivo

    Greves: nem ruído, nem silêncio

    Greves: nem ruído, nem silêncio

    Descomplicar Inter e Multimodalidade

    Connections, connections, Connections

    Transporte de carga vs Poluição atmosférica

    Transporte de carga vs Poluição atmosférica

    Silopor: Importância do setor de cereais e oleaginosas na economia portuguesa

    Silopor: Importância do setor de cereais e oleaginosas na economia portuguesa

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    O fim da nação mais favorável

  • ENTREVISTAS
    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Devlop prestes a fechar mais uma compra

    Experiência do NEXUS deve ter continuidade

  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Jaime Vieira dos Santos

    A cadeia logística como organismo vivo

    Greves: nem ruído, nem silêncio

    Greves: nem ruído, nem silêncio

    Descomplicar Inter e Multimodalidade

    Connections, connections, Connections

    Transporte de carga vs Poluição atmosférica

    Transporte de carga vs Poluição atmosférica

    Silopor: Importância do setor de cereais e oleaginosas na economia portuguesa

    Silopor: Importância do setor de cereais e oleaginosas na economia portuguesa

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    O fim da nação mais favorável

  • ENTREVISTAS
    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Devlop prestes a fechar mais uma compra

    Experiência do NEXUS deve ter continuidade

  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Lisboa propõe limitar actividade dos cruzeiros

por T&N
04/03/2020
em Cruzeiros
2
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp
A Assembleia Municipal de Lisboa quer limitar o número de navios de cruzeiro que escalam a capital e obrigar os que o façam a desligar os motores.

A Assembleia Municipal de Lisboa aprovou recomendações do BE e do PAN para reduzir a poluição causada pelos navios de cruzeiro na capital.

 

Lertambém

Mein Schiff Relax em Lisboa na viagem inaugural

Mein Schiff Relax em Lisboa na viagem inaugural

29/04/2025
Funchal com trimestre recorde nos cruzeiros

Funchal com trimestre recorde nos cruzeiros

29/04/2025

A realização de um estudo sobre os impactos da exploração do Terminal de Cruzeiros de Lisboa na saúde pública e no ambiente, a tomada de medidas que mitiguem a poluição causada pelos navios e um sistema de medição de emissões atmosféricas presente no terminal são algumas das medidas do BE aprovadas por unanimidade.

O PAN, por seu turno, recomenda a limitação do número de navios de cruzeiro que possam atracar anualmente no porto de Lisboa, “baseado num estudo a ser realizado em parceria com a academia e as organizações não-governamentais ambientais num prazo máximo de seis meses”.

O partido pede também “uma maior fiscalização dos combustíveis utilizados e uma monitorização do impacto ambiental causado pelos diversos navios”.

O PAN defende ainda a criação de “um fundo para o carbono emitido cujas receitas sejam provenientes de uma taxa aplicável aos proprietários dos navios” e que “revertam para a descarbonização do transporte marítimo”.

Os eleitos aprovaram ainda um ponto que visa “proibir que os navios atracados mantenham os motores em funcionamento, devendo o fornecimento de electricidade provir do Porto de Lisboa”.

As duas recomendações continham pontos que foram rejeitados pela Assembleia Municipal de Lisboa, como a limitação da atracagem de navios de cruzeiro com 1 000 toneladas e “a proibição, já a partir de 2021, de navios cruzeiro que não tenham transitado para energias mais limpas e sustentáveis”.

O vice-presidente da Câmara, João Paulo Saraiva (independente, eleito pelo PS), lembrou que quem tutela a Administração do Porto de Lisboa é o Governo, e que ambos os partidos recomendaram algumas medidas que não se enquadram nas competências municipais.

Notícias Relacionadas

Concessões portuárias renderam 34 milhões
Marítimo

Concessões portuárias renderam 34 milhões

13/05/2025
Portos tiveram o pior arranque da década
Marítimo

Portos tiveram o pior arranque da década

05/05/2025
Mein Schiff Relax em Lisboa na viagem inaugural
Cruzeiros

Mein Schiff Relax em Lisboa na viagem inaugural

29/04/2025
A seguir
Excelência da APAT abrange 46 transitários

Excelência da APAT abrange 46 transitários

Comentários 2

  1. Helder Almeida says:
    5 anos atrás

    O “moderno ” terminal e outros de passageiros estão preparados para fornecer energia elétrica aos navios atracados para evitar que usem os seus geradores em porto? mais: não esquecer todos os outros navios que escalam os portos para as mais variadas tarefas.

  2. Helder Almeida says:
    5 anos atrás

    O “moderno ” terminal e outros de passageiros estão preparados para fornecer energia elétrica aos navios atracados para evitar que usem os seus geradores em porto? mais: não esquecer todos os outros navios que escalam os portos para as mais variadas tarefas. (Este é o meu primeiro comentário alargado sobre a questão)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Jaime Vieira dos Santos

A cadeia logística como organismo vivo

16/05/2025
APDL avança com o porto seco da Guarda

Porto Seco da Guarda pronto em nove meses

16/05/2025
Hapag-Lloyd lucrou mais 45% no trimestre

Hapag-Lloyd lucrou mais 45% no trimestre

14/05/2025
Espanhóis reclamam agência para a intermodalidade

Espanhóis reclamam agência para a intermodalidade

14/05/2025
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados