Por estes dias, o terminal de granéis de Palença é palco de uma das maiores descargas de grãos de soja alguma vez realizada no porto de Lisboa, anunciou a administração portuária.
São 70 mil toneladas que ali estão a ser descarregadas, numa operação que “traduz a importância estratégica deste terminal, nomeadamente a capacidade de receber navios de grandes dimensões para abastecimento nacional da indústria transformadora e do setor agroalimentar”, refere o comunicado do Porto de Lisboa.
No caso, o navio é o Caravos Hamony, um graneleiro com 229 metros de comprimento e 32 metros de boca, com 44 289 toneladas GT.
O navio chegou ao porto da capital no passado dia 3 e tem partida prevista para amanhã, dia 19.
Localizado na margem esquerda do Tejo, e concessionado à Sovena Oliseeds, o o terminal de Palença movimenta anualmente mais de um milhão de toneladas de granéis alimentares, matéria-prima destinada à produção de rações animais, óleos e biodiesel.
O porto de Lissboa assegura mais de 70% das cargas de produtos agro-alimentares transportados por via marítima, sendo por isso essencial ao abastecimento do País em matérias-primas para a alimentação humana e animal.