O porto de Lisboa recebeu hoje o primeiro dos três navios que trarão de Itália 8 600 toneladas de carril 54E1 adquiridas pela IP para a rede ferroviária nacional.

O Combi Dock I, agenciado pela Portmar, atracou no Terminal Multiusos do Beato, onde se procederá à descarga dos 972 carris (com comprimentos que variam entre os 36 e os 108 metros) directamente para vagões, para posterior encaminhamento até ao Centro Logístico da Infraestruturas de Portugal, no Entroncamento.

O transporte será assegurado pela Medway, com três comboios em rotação, devendo prolongar-se por sete dias, dadas as limitações das janelas de circulação existentes.

Um segundo navio, transportando 3 850 toneladas de carril 54E1, é esperado no porto de Lisboa no próximo dia 26.  O terceiro, com as restantes 1 250 toneladas, chegará à capital já em 2020, no dia 20 de Janeiro.

A compra das 8 600 toneladas de carril representa um investimento de 6,4 milhões de euros da Infraestruturas de Portugal.

O material – fornecido pela italiana JSW Steel Italy Piombino SpA – destina-se maioritariamente a empreitadas de reabilitação e manutenção de via.

Comments are closed.