No final de Maio, o porto de Lisboa voltou ao patamar dos cinco milhões de toneladas movimentadas que já não conhecia desde 2014 (em termos homólogos). A carga contentorizada lidera a recuperação.

Porto de Lisboa

O movimento de mercadorias no porto da capital cresceu cerca de 30% nos primeiros cinco meses do ano, face ao período homólogo de 2016, anunciou a administração portuária. No total, foram movimentados perto de cinco milhões de toneladas (3,8 milhões de toneladas há um ano).

A puxar Lisboa de volta ao lugar que lhe pertence está a carga contentorizada. Entre Janeiro e Maio avançou mais de 53% e chegou perto dos dois milhões de toneladas. Há um ano, pela mesma altura, afundava quase 39%.

Em alta, mais moderada mas ainda expressiva, está também a movimentação de granéis sólidos: mais 21% face aos 1,77 milhões de toneladas acumulados a Maio de 2016.

Os granéis líquidos, com reduzida expressão em Lisboa, também dão uma ajuda, com um avanço de 11% relativamente às quase 111 mil toneladas do período homólogo anterior.

 

Este artigo tem1 comentário

  1. Podia com facilidade duplicar ou triplicar o movimento de contentores se dragasse a – 16 metros o calado do seu terminal de contentores para receber navios médios pq agora apenas recebe porta-contentores pequeninos lol