O terminal de contentores de Alcântara, em Lisboa, disporá ainda este ano de dois novos pórticos de cais super post panamax, avança a Yilport.
Os STS em causa, semi-automáticos e com um alcance de 24 filas, estão a ser fabricados pela Mitsui E&S para serem entregues e ficarem operacionais até ao final do ano corrente, refere a Yilport no comunicado emitido a propósito dos resultados semestrais.
A instalação dos novos pórticos de cais inscreve-se no plano de investimentos acordado a concessionária e a autoridade portuária, no âmbito do plano de modernização do terminal de contentores da Liscont.
No primeiro semestre do ano corrente, a Yilport movimentou nos seus 22 terminais 2,5 milhões de TEU (um crescimento homólogo de 18%), e perto de 5,5 milhões de toneladas de carga geral (+13%).
Na Península Ibérica, a Yilport cresceu 10% na movimentação de contentores, para 593 300 (com o terminal de Leixões a liderar o ranking) e 1,3 milhões de toneladas de carga geral (um aumento de 5%).
A Yilport ocupa o 11.º lugar no ranking dos operadores globais de terminais de contentores elaborado pela Drewry (com uma capacidade instalada de 15 milhões de TEU), estando por isso no bom caminho para entrar no top 10 até 2025.
NR: Notícia rectificada por lapso do comunicado da Yilport Holding.
Ups…24 filas têm os navios de 20 000 TEU’s! That’s quite an expansion!