A Liscont movimentou no ano passado mais de 261 mil TEU, tendo crescido 15,8% face ao conseguido em 2012.
Apesar das greves que, aqui e ali foram acontecendo, em particular na recta final do ano, a concessionária do terminal de contentores de Alcântara, conseguiu o melhor resultado da sua história.
Os 261 446 TEU movimentados representam um crescimento de 15,8% face a 2012. Mas, mais significativo (porque os números de 2012 foram seriamente afectados pelas paralisações dos estivadores), superam os 244 002 TEU verificados em 2011.
A capacidade teórica do terminal de Alcântara é de cerca de 350 mil TEU/ano. O aumento da eficiência do terminal – e, logo, da sua capacidade de movimentação de contentores – é um dos projectos eleitos pelo grupo de trabalho encarregado de escolher os investimentos em infra-estruturas de elevado valor acrescentado.
A melhoria do terminal de Alcântara surge em 12.º lugar na lista de 30 projectos prioritários, com um investimento estimado em 46,6 milhões de euros, a ser concretizado até 2016.
Os números da Liscont foram divulgados pelo grupo Eurogate, parceiro da Mota-Engil no terminal lisboeta.
O operador germânico superou em 2013, pela primeira vez na sua história, os 14 milhões de TEU movimentados (foram 14,2 milhões), fruto de um crescimento de 7,3%.
Destacaram-se os terminais de Gioia Tauro (mais 13%) e Cagliari (mais 12%), em Itália, de Tanger Med (mais 84%), em Marrocos, e de Lisboa.
Na inversa, o terminal deep sea de Willhelmshaven, inaugurado em 2012, tarda em afirmar-se, tendo movimentado apenas 76 265 TEU.