Dentro de três anos, o porto de Liverppool, na foz do Mersey, disporá de um novo terminal de contentores de águas profundas, capaz de receber navios de 13 500 TEU.
O novo terminal constitui a principal peça do plano estratégico de expansão do porto de Liverpool para os próximos 20 anos. O investimento previsto ascende a 300 milhões de libras esterlinas, mas o Liverpool 2 implicará a criação de 5 000 postos de trabalho, anuncia a Peel Ports.
O terminal disporá de uma frente de cais de 845 metros, com fundos de -16,5 metros, e poderá receber em simultâneo dois navios de até 13 500 TEU.
O plano prevê ainda a ligação do novo terminal a plataformas logísticas na região da Greater Manchester, através do Canal de Manchester, com recurso a barcaças.
Para já, a Peel Ports está ainda na fase de lançamento do concurso para as primeiras obras da infra-estrutura. Aliás, a execução do terminal dependerá da realização de dragagens no rio Mersey, avaliadas em 30 milhões de libras esterlinas, e que terão de ser assumidas pelo Estado.
A Peel Ports é o segundo operador portuário britânico. O porto de Liverpool é o seu principal activo, tendo movimentado no ano passado mais de 33 milhões de toneladas (a que acrescem oito milhões de toneladas no Canal).