As autoridades portuárias italianas de Livorno e de Civitavecchia lançaram esta semana concursos internacionais para a construção e/ou operação de novos terminais de contentores.
Livorno

A Piattaforma Europa, de Livorno, engloba um novo terminal de contentores com um cais de 1 100 metros e 200 hectares de terraplenos, com ligação directa à rede ferroviária italiana através de um feixe de linhas com 750 metros de comprimento. O terminal terá fundos de -16 metros, com a possibilidade de haver dragagens adicionais para receber porta-contentores de grandes dimensões.

O investimento total, público e privado, neste projecto em Livorno deverá rondar os 800 milhões de euros, com 606 milhões destinado às construção e os restantes 200 milhões a equipamentos. O terminal terá uma capacidade anual de 1,6 milhões de TEU.

Por seu turno, o Darsena Energetica Grandi Masse,de Civitavecchia, tem um custo previsto de 510 milhões de euros, dos quais 200 milhões serão dinheiros públicos e 310 de investimento privado.

O novo terminal de contentores do porto de Civitavecchia terá 900 metros de cais, fundos de -18 metros, 50 hectares de terraplenos e uma capacidade anual de um milhão de TEU.

Comments are closed.