A partir de 1 de Outubro, a germânica LKW Maut passará a abranger os pesados de mercadorias de +7,5 toneladas. O valor mínimo a cobrar será de 8,1 cêntimos/km.

Maut für Lkw

Depois de, em Julho, ter alargado a cobrança de portagens a 1 100 quilómetros de estradas nacionais, a Alemanha prepara-se para, a partir de 1 de Outubro, estender a aplicação da LKW Maut aos veículos de +7,5 toneladas de peso bruto (actualmente apenas se aplica aos +12 toneladas).

O valor a pagar é determinado pelos quilómetros percorridos, considerando a utilização da infra-estrutura (número de eixos) e as emissões poluentes (classe Euro) dos veículos.

A partir de Outubro, os pesados Euro 6 (os menos poluentes) pagarão entre 8,1 cêntimos/km (os veículos de dois eixos) e 13,5 cêntimos/km (cinco eixos). Já os mais poluentes pagarão entre 16,2 e 21,8 cêntimos.

A nova tabela das tarifas pode ser consultada aqui.

O controlo dos quilómetros percorridos e o pagamento das portagens será preferencialmente feito através da utilização de um dispositivo electrónico embarcado. Em alternativa, os transportadores podem pagar as taxas devidas através da internet ou num dos 3 600 terminais de portagem existentes no país.

 

» Alemanha alarga portagens às estradas nacionais

Comments are closed.