O mercado mundial de logística associada ao e-commerce deverá voltar a crescer em 2023, depois de ter recuado em 2022, e manter-se assim nos próximos cinco anos, prevê a Transport Intelligence (Ti).
Depois de ter crescido 28% em 2020 e 19,9% em 2021, em linha com o desenvolvimento do e-commerce em tempo de pandemia, o mercado mundial da logística associada recuou 5% em 2022, naquilo que os analistas da Ti consideram uma correcção normal. Até porque ainda ficou muito acima do nível do antes da Covid-19.

Agora, em 2023, o mercado deverá retomar a tendência de crescimento, mas a um ritmo naturalmente mais lento, ou normal: +7,9%, o suficiente para recuperar das perdas do ano passado e para atingir um valor de 451,2 mil milhões de dólares.
De acordo com a previsão, este ano a América do Norte deverá assumir-se como o maior mercado regional, superando a Ásia-Pacífico. Algo a que a não será estranho a preponderância dos mercados nacionais no crescimento do e-commerce. A Europa manter-se-á como terceiro maior mercado regional.
Numa projecção a cinco anos, a Ti estima que o mercado da logística associada ao e-commerce crescerá, até 2027, a um ritmo anual de 10,3% para atingir então os 683,5 mil milhões de dólares.