A partir de hoje, o Metro de Londres operará nas noites dos fins de semana. O impacto para a ec0nomia local poderá chegar aos 77 milhões de libras esterlinas (89 milhões de euros).
Nesta primeira fase, os comboios funcionarão apenas nas linhas Central e Victoria. No Outono, o serviço será alargado a outras três linhas: Northern, Picadilly e Jubilee.
As partidas terão uma frequência de 10 minutos e o preço das viagens será o mesmo que a Transport of London aplica fora das horas de ponta. Os Travelcard, cartões válidos para um dia ou para uma semana, poderão ser usados até às 4h29 da manhã.
A Câmara Municipal de Londres vai investir 3,4 milhões de libras (3,9 milhões de euros) para reforçar a segurança com a contratação de 100 agentes de polícia adicionais. Contudo, tendo em conta que se prevê que o Night Tube seja usado por 200 mil passageiros todos os fins-de-semana, o serviço terá retorno garantido, de acordo com os promotores.
A consultora EY e a associação empresarial London First apontam que a abertura do Metro nas noites de sexta e sábado vai gerar um contributo de até 77 milhões de libras (quase 89 milhões de euros) à economia londrina, além de gerar mais de 2 000 empregos (500 directamente no serviço de metropolitano).
“A economia nocturna já é mais de 10% do total [da economia] em Londres”, afirma, citado no estudo, John Dickie, da London First.
Porto nocturno no Verão desde 2014
Londres junta-se, assim, a outras grandes cidades, como Nova Iorque, Berlim ou Barcelona com serviço nocturno de metropolitano. Outras metrópoles, como Paris, Roma ou Madrid ainda não o fazem, mas a procura existe.
Em Portugal, o Porto tem desde 2014 experiências de serviço nocturno do metro às sextas-feiras, sábados e vésperas de feriado, no período de Verão. Nesses dias, estão operacionais as linhas Amarela (D), entre o Hospital de S. João e Santo Ovídio, e Azul (A), entre o Estádio do Dragão e a Senhora da Hora. Sempre com ligações de 20 em 20 minutos. Este ano, o Move Porto termina a 2 de Outubro.