Ao cabo de 12 meses de trabalho conjunto com a RFF, a gestora da rede francesa, a Lorry Rail arrancou com a operação de comboios de mercadorias com 850 metros de comprimento.

O primeiro comboio fez a viagem de 1 045 quilómetros, entre Perpignan e o Luxemburgo, transportando 48 pesados de mercadorias sobre 24 vagões, a uma velocidade de 100 km/hora.

Até agora, o comprimento máximo dos comboios de mercadorias na rede francesa era de 750 metros. A nova solução representa assim um ganho de 33%.

A partir de agora, a Lorry Rail, subsidiária da SNCF Geodis, pretende generalizar os comboios de 850 metros na sua auto-estrada ferroviária, que realiza quatro serviços diários de ide-e-volta para o transporte de camiões e semi-reboques não acompanhados. A viagem entre Perpignan e o Luxemburgo demora 15 horas.

Criada em 2008, a Lorry Rail multiplicou por sete o número de semi-reboques e contentores transportados na auto-estrada ferroviária, tendo atingido as 50 mil unidades no ano findo.

Apesar disso, a companhia tem-se mantido no vermelho, em termos de resultados, prevendo atingir o break-even no exercício de 2012.

Comments are closed.