As Câmaras de Loures e de Odivelas querem ligar os dois municípios por metro de superfície até 2027.
Loures e Odivelas vão levar, na próxima semana, a reunião de Câmara uma proposta de protocolo de cooperação para perspetivar o traçado e a elaboração de projectos para expandir o metro de Odivelas a Loures.
Em declarações à “Lusa”, o presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares (CDU), adiantou que o projecto prevê cerca de 12 quilómetros de traçado e duas ligações, sendo uma Odivelas, Ramada, Santo António dos Cavaleiros e Hospital Beatriz Ângelo e outra Loures e Infantado.
“Trata-se de um investimento que andará na ordem dos 250 a 300 milhões de euros, já com material circulante. Nós estamos de acordo com a opção por um metro ligeiro de superfície porque ele tem uma capacidade significativa de transporte”, apontou o autarca.
Bernardino Soares realçou que a concretização deste projecto, que terá financiamento comunitário, “é importantíssima para toda a Área Metropolitana de Lisboa”.
“Vai responder a uma necessidade da população do concelho de Loures, mas também de outros concelhos a norte e a oeste que atravessam todos os dias o concelho de Loures pela via rodoviária e que passarão a ter uma alternativa em transporte pesado”, sublinhou.
Por seu turno, o presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Hugo Martins (PS), realçou a importância desta obra, sublinhando que vai “libertar” a cidade em termos de estacionamento, de congestionamento de trânsito e dar “acesso directo ao Hospital Beatriz Ângelo.
“Esta obra é essencial para o município de Odivelas e eu tenho dito, desde há longo tempo, que era urgente expandir o metro ao município de Loures para diminuir a pressão do tráfego, do estacionamento e da poluição na cidade de Odivelas”, sublinhou.
Entretanto, segundo o “Público”, o financiamento deste projecto está inscrito no Plano de Recuperação e Resiliência.