A Luís Simões recebeu o Prémio de Inovação Tecnológica, no âmbito dos Prémios Logística & Transportes Hoje, com o arranque de uma operação inédita em Portugal, trucks for terminals, lançado em Outubro do ano passado. O novo serviço consiste na disponibilização de veículos pesados, designados por gigaliners, com capacidade superior aos convencionais, de 25,25 metros de comprimento e capacidade de 60 toneladas de peso bruto.
Esta solução multimodal rodo-marítima foi desenvolvida pelo operador ibérico com a finalidade de criar uma alternativa de transporte mais eficiente, que além da sustentabilidade económica e ambiental, pudesse igualmente agregar valor à cadeia de abastecimento.
O desenvolvimento desta alternativa de transporte foi iniciado com o cliente Altri, através da disponibilização de 8 veículos gigaliners para o transporte de pasta de papel entre a unidade da Leirosa (Celbi) e o Porto Marítimo da Figueira da Foz. Uma solução totalmente customizada às necessidades do cliente e às características do transporte de pasta de papel, com fluxos tensos e janelas horárias reduzidas.
O gigaliner é uma combinação de veículos composta por um camião de três eixos acoplado a um ‘dolly’ (pequeno chassi composto por dois eixos, conduzido por uma lança móvel em tudo semelhante a um reboque, com um prato de engate que permite o acoplamento de um semirreboque 13,62m).
“O nosso maior desafio é desenvolver soluções que aumentem a eficiência do transporte, sem aumentar o volume de tráfego, de que é exemplo esta solução desenvolvida pela Luís Simões, que contou também com o know how da Reta – Serviços Técnicos e Rent-a-Cargo, S. A., empresa do grupo Luís Simões que se dedica, entre outras atividades, ao desenho de veículos adaptados a atividades específicas dos clientes”sublinhou Dalila Tavares, Diretora de Business Development da Divisão de Transporte,s à margem da cerimónia de entrega de prémios, que decorreu na passada quinta-feira, na Alfândega do Porto.